Conheça os principais erros nutricionais de entusiastas em esporte

Eu sei que você está pensando: este é mais um texto na internet sobre nutrição para atletas. Mais um texto de “10 passos para o desenvolvimento muscular”, “triplique o resultado na corrida” ou “como ficar gigante em alguns dias”. Se isso é o que você procura, não é aqui que irá encontrar a resposta.

Uma pessoa que busca ser atleta ou praticar esportes regularmente (são coisas completamente distintas) sempre almeja resultados, é óbvio, mas os que possuem pressa acabam indo parar na internet em busca de soluções rápidas para sanar a ânsia e empolgação de comprovar resultados. Sabe qual é a formula secreta para perder a barriga? E a fórmula mágica para ganho de massa? A verdadeira e única resposta é: deixar a preguiça e ansiedade de lado e trabalhar duro em busca de resultados.

Essa é a única forma. Não existem atalhos. O que você conseguirá sempre são dicas que vão auxiliar no seu treino e no dia-a-dia, mas o básico não tem escapatória e mais: buscar atalhos pode até prejudicar sua saúde.

Quer revolucionar completamente seus hábitos alimentares? Procure ajuda profissional com um nutricionista, ele irá fazer exames e verificar o que seu corpo realmente precisa. Muitas pessoas vão escolhendo aleatoriamente o que devem consumir em carboidratos, proteínas, cálcio, sem saber se seu corpo está bem para absorver nutrientes, ou se atualmente não estão com excesso de alguma substância no sangue.

Este é apenas um pequeno exemplo dos diversos erros que muitas pessoas cometem quando se trata de nutrição esportiva para entusiastas. Mas se você tem o esporte como hobby, já fez seus exames e está em plena forma, acompanhe dicas que vão incrementar seu dia e aprenda um pouco sobre os principais erros cometidos por pessoas que praticam esporte.

 

Não corte os carboidratos, equilibre-os

Seu corpo necessita de carboidratos e se você os corta pode ter dores de cabeça , mau-hálito e desencadear futuramente um processo de compulsão alimentar. Nunca tome atitudes drásticas na alimentação sem consultar um nutricionista. Seu metabolismo precisa de carboidratos, basta ingeri-los na dose certa.

 

Não troque toda sua alimentação para diet ou light

Fique atento com os aditivos artificiais e conservantes dos produtos industrializados, em vez de melhorar podem piorar os resultados de sua dieta. Seu corpo necessita de nutrientes para se manter em atividade e principalmente para sustentar sua saúde. Quer algo livre de açúcar, gorduras e toxinas? Dê preferência a alimentos orgânicos como frutas e cereais.

 

Seu corpo não é um cálculo matemático

É comum ver pessoas contando as calorias que ingere e usando softwares de corrida e exercícios para medir as que perde para gerar uma matemática milagrosa de como perder peso ou ganhar massa.

Todo software de suporte para corrida e exercício faz uma média muito superficial da perda de calorias, não servindo como base para controle de peso. Treinar para perder mais calorias do que ingere é uma matemática interessante e até simples, e você pode estar pensando “encontrei a formula de perder peso”. Não se engane, muita gente pensa que teve esta ‘grande descoberta’ e acaba tomando isso como meta diária. Seu corpo não gasta calorias apenas com exercícios físicos, ele consome calorias quando seu coração bate, quando você fala e inclusive enquanto você lê este artigo. Cada organismo queima calorias em intensidades diferentes, não existe um padrão e nem mesmo uma forma segura de se calcular esta perda. Reduza as calorias, mas não caia nesta matemática, pode custar sua saúde.

 

Saia da rotina alimentar

A dieta deve ser animadora. Solicite uma ‘tabela de substitutos’ para seu nutricionista. Todos os alimentos que ele lhe indica possuem substitutos que podem ser alternados no decorrer do mês sem sair da dieta. Comer as mesmas coisas todos os dias é monótono e pode acarretar com desânimo. Pesquise, inove e prepare pratos diferentes com os ingredientes que necessita consumir.

 

Não tome proteínas aleatoriamente

Este é o erro mais comum para quem busca aumento de massa muscular. Sobrecarregar o corpo com proteínas sem saber se seu metabolismo realmente necessita é um erro que pode custar a saúde do seu corpo. O excesso de proteínas pode ocasionar em pedra nos rins e desestabilizar seu intestino, acarretando em sérios problemas em todo o corpo. Nunca tome suplementos sem consultar um nutricionista. Isso vale pra qualquer suplementação como creatina e principalmente o GH, pois o mesmo é um hormônio.

 

Mate a fome e não a vontade de comer

Nunca pratique exercícios em jejum. A fome é o sinal do seu corpo pedindo abastecimento e qualquer exercício em jejum poderá prejudica-lo. Porém não precisa matar a vontade de comer antes dos exercícios. Não confunda fome com gula, alimente-se de forma adequada e evite se alimentar meramente por prazer. Encare a alimentação como uma necessidade e não como um passatempo. Mas é claro, que você pode organizar e unir o útil ao agradável.

Lembre-se que o correto é se alimentar a cada três horas, mas não há problema algum em regular este horário para que o mesmo encaixe com o happy hour com os amigos. Tenha foco, mas não perca o foco essencial que é ter uma vida feliz e muito mais saudável.

 

Reflita nessas dicas e lembre-se: se você não pratica esportes como um profissional não precisa consumir o que um profissional consome. Procure sempre orientação médica e saiba que –food+nutri sempre é a melhor opção. Comer menos, nutrir-se mais, potencializando assim sua saúde e mantendo um corpo mais leve e saudável. Este é o compromisso da All Nutri. Esta é a Semana da Alimentação, dando dicas e participando atividade da mudança que fará sua vida muito mais saudável.