Agilidade muito mais saudável
Nunca o ditado “tempo vale mais do que dinheiro” se encaixou tão bem como atualmente. Encontrar tempo durante o mês, semana e dia é quase impossível. E quando este tempo é separado, vale uma nota. Ninguém quer abrir mão e nem vender.
Porém, existem algumas prioridades para manter o ritmo de trabalho e todo mundo separa tempo para elas. Estragou o carro? Arruma-se tempo para levar ao mecânico. Estragou o computador? Separa um tempo para que o técnico resolva o problema.
Aliás, ninguém coloca gasolina “batizada” no carro por diversão. Por pressa, ninguém deixa o computador de qualquer jeito, jogado, pois é um instrumento de trabalho. Até porque um carro e um computador não são nada baratos, é perigoso demais correr o risco.
Se o carro estraga você terá que comprar outro, se o computador estraga também, mas e seu corpo? Quanto vale seu corpo? Quanto vale sua saúde? É possível comprar um novo corpo, usando o que temos como “entrada”? Brincadeiras e comparações a parte, é hora de pensar em separar um tempo para nossa própria gasolina.
Não importa se não há tempo, encontre-o, encaixe suas prioridades e comece a dedicar à sua alimentação. Dizer que você conseguirá se alimentar bem sem separar algum tempo no dia é um equívoco, isso é impossível. Porém você consegue trocar o fast food e as guloseimas industrializadas por um lanche mais saudável sem perder a agilidade.
Acompanhe algumas dicas e diversos lanches rápidos pra ganhar tempo sem ter que driblar a saúde.
Aprenda a substituir
- Substitua a carne ou os embutidos do sanduíche pela berinjela. Descasque-a, unte com azeite e coloque em grelha elétrica ou uma frigideira (em fogo baixo) até que fique macia.
- Troque o queijo muçarela pelo queijo fresco
- Troque o refrigerante e os sucos industrializados por poupas caseiras. Escolha uma fruta, bata no liquidificador com água, peneire e congele em formas de gelo. Dependendo da fruta, basta colocar em um copo ou cantil com água uma ou duas pedrinhas e deixar descansando até a hora do lanche. Assim, nem precisa bater a polpa no liquidificador
Quebre paradigmas
- Você não precisa comer carne vermelha todo dia nem tomar líquidos enquanto almoça.
- Lanches rápidos não precisam ser necessariamente pão, salgados ou doces. Frutas e vitaminas são ótimas opções para lanches rápidos. Experimente frutas como mamão, maçã ou banana.
- Fatie queijo fresco em cubos, coloque azeite, orégano e leve para comer entre as principais refeições no trabalho.
- Seis ovos de codorna acompanhados de suco de frutas no fim da tarde é são uma ótima opção de lanche rápido e saudável (guarde ambos na geladeira)
Transforme em uma meta
Da mesma forma que você possui metas como comprar um carro, dar entrada em uma casa, adquirir um bem, você também pode ter metas com sua saúde. Quando queremos comprar algo fazemos hora extra, estudamos e nos esforçamos para atingir os objetivos. Com a alimentação saudável deve ser do mesmo jeito. Batalhe por essa conquista. Tenha certeza que não conseguirá na primeira semana, será o resultado de um trabalho contínuo.
Aprenda fazer
Separe um horário na semana e prepare o seu lanche semanal. Pesquise receitas, experimente opções e monte seu cardápio de lanches. Em caso de lanches perecíveis, acorde 20 minutos mais cedo e monte a marmita antes de sair de casa. Nos fins de semana, separe os ingredientes que puder já picados, facilitando a montagem durante do lanche durante a semana.
Veja agora algumas receitas* rápidas e com baixo teor de calorias:
Lanche 1: Pão de forma integral com pasta de ricota
Ingredientes:
2 fatias de pão de forma integral
2 colheres (de sopa) de pasta de ricota
Orégano a gosto
Valor calórico: 202 calorias
Lanche 2: Sanduiche de queijo minas com peito de peru
Ingredientes:
Pão tipo sírio
1 fatia de queijo tipo minas (em média 30 gramas)
1 fatia de peito de peru light
Valor calórico: 207 calorias
Lanche 3: Salada de frutas
Ingredientes:
1 maçã cortada em cubos
1 banana cortada em rodelinhas
½ mamão cortado em cubos
200 ml de suco natural da laranja
Valor calórico: porção de 1 copo (79 calorias)
Lanche 4: Banana com aveia
Ingredientes:
1 banana amassada
2 colheres (de sopa) de aveia em flocos
Valor calórico: 193 calorias
Lanche 5: Chá verde + pera
Valor calórico: 59 calorias
Lanche 6: Tapioca natural
Ingredientes:
2 colheres (de sopa) de goma para tapioca
2 colherres (de sopa) de coco ralado
Valor calórico: 196 calorias
Lanche 7: Melão + melancia
3 fatias de melão
1 fatia de melancia
Valor calórico: 120 calorias
Lanche 8: Suco verde
Ingredientes:
2 folhas de couve higienizadas
10 unidades de uvas
½ limão espremido
1 colher (de sopa) de Chia
Água
Valor calórico: 169 calorias
*Receitas extraídas do site mundoboaforma.com.br